PF prende ‘Colômbia’, apontado como mandante das mortes de Bruno e Dom na Amazônia

Jorge Brandão - 21.12.2022 às 07:55h
Foto: Reprodução

A Polícia Federal prendeu, nesta terça-feira, Ruben Dario da Silva Villar, conhecido como o ‘Colômbia’, suspeito de ser mandante das mortes do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips.

O suspeito responde na Justiça Federal por um processo no qual é acusado de liderar a pesca ilegal no Vale do Javari, local em que a dupla foi assassinada.

A prisão foi decretada porque ‘Colômbia’ teria descumprido as condições da sua liberdade provisória. Segundo a PF, ele será encaminhado para a audiência de custódia e de lá irá voltar ao sistema prisional.

O Ministério Público Federal pediu que Ruben Dario da Silva Villar voltasse a ser preso após um Oficial de Justiça constatar que a casa em que ele deveria estar residindo estava desocupada.

A defesa de Colômbia alega que ele estava, sim, no local, que se trata de uma vila, no bairro Santa Etelvina, em Manaus.

Colômbia foi solto no dia 21 de outubro após pagar fiança de R$ 15 mil. Ele estava preso desde o dia 8 de julho, por portar documentos falsos. Na época, a defesa de Villar argumentou que, por ter residência fixa e ocupação lícita, como empresário do ramo da pesca, não haveria motivo para a manutenção da prisão.

Colômbia foi posto, então, em liberdade provisória, sendo monitorado por meio de tornozeleira eletrônica. Ele deveria permanecer em Manaus, devido à precariedade do serviço de internet no interior do estado do Amazonas, estando proibido de deixar o país, tendo entregado o passaporte para a Polícia Federal.