Segundo dados da Organizações das Nações Unidas (ONU), entre 2007 e 2050, o número de habitantes nas cidades do planeta terá um aumento de 3,1 bilhões de pessoas. Esta migração trará consigo uma carga cada vez maior sobre a infraestrutura, os serviços governamentais, os recursos naturais, o clima e muitos outros aspectos fundamentais para a qualidade de vida nas áreas urbanas. O Brasil, nas últimas décadas, apresentou alta taxa de crescimento populacional e sofreu processo de urbanização acelerada, principalmente a partir dos anos 60 do século XX. A quantidade de cidades criadas se multiplicou e já chegou ao universo de mais de cinco mil e 500 prefeituras em todo o País, sendo a maior parte delas criadas nos últimos 30 anos.
Neste cenário, cada vez mais aumenta a consciência de que não é possível à humanidade permanecer com o atual modelo de desenvolvimento. Temos de criar a transição para um desenvolvimento sustentável, que integre as dimensões social, ambiental e ética, baseado em uma economia que seja includente, verde e responsável. Com esses objetivos, materializados nos 12 eixos temáticos do programa é que o PCdoB Caruaru através de todas as suas pré-candidaturas assinaram carta compromisso ao Programa Cidades Sustentáveis.
“Fazer política sintonizada com os anseios da população em toda a sua plenitude tem sido nossa tarefa histórica ao longo dos nossos quase 95 anos de existência. Nosso compromisso sempre será com a Cidade, discutindo projetos que avancem no alcance social das pessoas, na formulação e materialização das idéias que melhor atendam aos interesses da nossa sociedade. Todos os (as) nossos(as) pré-candidatos(as) saidos das diversas camadas da sociedade trarão em suas discussões estes compromissos”, disse Lino Portela.