NOTA DE ESCLARECIMENTO – ATERRO SANITÁRIO DE CARUARU
A Prefeitura de Caruaru está ampliando o Aterro Sanitário com a implantação de mais uma célula de recepção, em terreno de cinco hectares, seguindo projeto elaborado com atendimento às exigências técnicas mais atualizadas e aos padrões determinados pela CPRH. Outro importante avanço foi a aquisição de duas máquinas trituradoras indispensáveis na fase inicial do processo de decomposição do material orgânico que, posteriormente, será transformado em adubo para uso em parques, praças e jardins. A construção, simultânea, e em andamento, da Central de Triagem de Resíduos, é outro avanço que possibilitará o início da coleta seletiva de lixo na área urbana e, num segundo momento, na zona rural.
O Aterro de Caruaru tem impermeabilização por mantas de poliuretano, para impedir a infiltração de líquidos derivados da decomposição dos resíduos, além de contar com o obrigatório tratamento de gases e do chorume, isso tudo em espaço seguro, devidamente cercado para impedir a entrada de animais e vedar o acesso a catadores não autorizados.
Hoje, o Aterro Sanitário de Caruaru funciona com autorização judicial para a implantação da área de expansão da área de deposição, tendo em vista que a Justiça se convenceu da validade e da adequação do projeto técnico que lhe foi apresentado. Na semana passada, especialistas da CPRH estiveram no Aterro em visita de inspeção, e, em breve, deverão apresentar o relatório que certamente servirá como fundamento para a licença definitiva do equipamento.