A partir desta sexta, 23, camelôs e ambulantes não poderão mais trabalhar fixos nas ruas do Centro. A medida visa melhorar o trânsito de carros e pedestres, além de cumprir a Constituição Federal, especificamente, o Artigo 5º, que trata da dificuldade da população transitar pelas calçadas. “É importante lembrar que o nosso intuito maior é justamente melhorar a mobilidade”, reforça o presidente da URB, Aldo Arruda.
Os camelôs e ambulantes tiveram a semana inteira para se adequarem às orientações. “Eles poderão continuar no Centro, só não será permitido que fiquem fixos nas calçadas e ruas”, pontuou Arruda. Quem descumprir a regra estará sujeito à apreensão de mercadoria e multas, que variam de R$ 100 até R$ 10 mil.
Os trabalhos de ordenamento do Centro da cidade começaram no ano passado. De início, foram realizadas ações educativas, conversas e orientações. Os profissionais tiveram bastante tempo para se adequarem, cumpriram a recomendação da prefeitura, mas, no fim do ano de 2014, com ao aquecimento nas vendas por causa dos festejos de Natal e Revéillon, eles voltaram a ocupar as calçadas e ruas do bairro.