Do Plantão Coronavírus
Em Caruaru, a prefeitura está estudando sugestões de flexibilização de atividades econômicas. O governo municipal colheu sugestões e encaminhou para o Governo de Pernambuco, a fim de ajudar a elaborar um planejamento que englobe exigências sanitárias e recomendações para quando houver possibilidade de reabertura. Isso inclui, por exemplo, quais seriam os padrões exigidos para funcionamento da Feira da Sulanca.
Segundo a prefeita Raquel Lyra, esse planejamento deverá ser feito de maneira coordenada entre as cidades de Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe, a fim de que as atividades econômicas só possam ser retomadas de maneira ao mesmo tempo no polo de confecções. Contudo, não há como informar uma previsão de data sobre isso no momento.
“Ontem discutimos com o Secretário de desenvolvimento econômico, Bruno Schwambach, o Secretário da Casa Civil, Zé Neto, com o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, e com os prefeitos de Santa Cruz do Capibaribe e de Toritama. Também temos feito fazer reuniões permanentes com empresariado e representantes da sociedade”, adiantou a prefeita.
Antes de tudo, é preciso entender que as medidas de isolamento social dependem do espalhamento do vírus, e seguem também as recomendações estabelecidas pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial de Saúde. “Enquanto não é possível abrir, estamos construindo como se poderá abrir, quando houver essa possibilidade”, reforçou Raquel.
PLANEJAMENTO
A suspensão de atividades em Caruaru segue os decretos emitidos pelo governo do estado e pela prefeitura. Nesta semana, o governo do estado informou que está preparando um protocolo para retomada das atividades econômicas. (https://jc.ne10.uol.com.br/economia/2020/04/5606744-pernambuco-prepara-protocolo-para-retomada-das-atividades-economicas.html) Isso está sendo feito a partir do diálogo com representantes de cada setor. O governo espera ter esse planejamento pronto até o fim da vigência do decreto que proíbe atividades não essenciais, no fim de abril.