Presidente da OAB/Caruaru recorre à Câmara e pede apoio dos vereadores

Mário Flávio - 10.04.2013 às 08:25h

20130410-070617.jpg

O presidente da OAB/Caruaru, Almério Abílio, esteve na sessão desta terça-feira (09) na Câmara de Caruaru para pedir auxílio dos vereadores a respeito das mudanças propostas pelo TJPE nos horários dos foros do interior. Num prazo 60 dias uma resolução estabelece que o novo horário de funcionamento das comarcas será das 8h às 14h. O presidente conseguiu espaço na sessão e explicou os prováveis prejuízos que a classe deve sofrer com a mudança. Segundo ele, a subseção consultou previamente os advogados inscritos em Caruaru e dos mais de mil advogados inscritos na ordem, 89% responderam a pesquisa, sendo que a maioria dos advogados, 70,77% optaram que o melhor horário seria o já existente, das 9h às 18h.

“Nós entendemos que o prejuízo maior será da população, já que a busca do direito é para que o processo tenha efetividade, já que as pessoas que buscam por um processo esperam pela resposta do judiciário de uma forma mais breve possível. Diante disso, entendemos que a redução do horário compromete o andamento dos processos e acreditamos que o melhor para todos é que o devido a maioria das atividades econômicas ser pela manhã, o ideal era que o horário de funcionamento das comarcas fosse pela manhã e em último caso, que mudasse pra tarde”, disse.

O presidente da Ordem espera que os vereadores possam intervir na questão. “Eu entendo que esse pleito não é só da ordem, mas os profissionais que atuam, defendem os direitos das pessoas, o nosso pedido é que os representantes do povo, já que essa Casa está mais próxima da população se manifeste, já que o prejuízo maior será para a população”, disse. O presidente Leonardo Chaves (PSD) explicou que os vereadores irão entrar em contato com os deputados estaduais que representam Caruaru para que os mesmos possam tentar rever a situação junto ao TJPE.