O Projeto SOI (simulação de organizações internacionais) da Asces Unita, coordenado pelo professor Emerson de Assis e co-coordenado pelo professor Marco Aurélio Freire, recebeu um prêmio da Acnur, o alto comissariado das Nações Unidas para os refugiados, uma agência da ONU.
Cerca de 19 mil estudantes de 72 países concorreram e apenas nove propostas foram aceitas. As ações criaram a Cidade da Esperança e as propostas foram da Itália, Romênia, Ruanda, Singapura, Iraque, Venezuela, Canadá, Córeia do Sul e Brasil.
A proposta premiada fora a de desenvolver um App para ajudar as pessoas refugiadas LGBTQIA+, com o intuito de oferecer apoio virtual a pessoas que são vítimas de discriminação ou restrições relacionadas com a sua orientação sexual ou identidade sexual, incluindo uma lista com as principais violações para as pessoas terem ideia de como se proteger.
Com as nove propostas, a Acnur pediu a artista Kathleen Fu, para retratar a Cidade da Esperança, na qual ela desenhou um município incluindo cada uma das propostas vencedoras.
O SOI tem alunos dos cursos de Relações Internacionais e Direito.
“Além das simulações na Universidade, o projeto também percorre escolas públicas e privadas de ensino médio, incluindo cidades vizinhas, como Toritama, para promover discussões do âmbito internacional, conectadas com a realidade da nossa região, o que já impactou milhares de alunos nos dez anos do curso. Além disso, nossos estudantes também participam de simulações em Brasília, promovidas pelo Itamaraty, bem como em outros países como a simulação promovida pela universidade de Havard, a de Montreal e a simulação da própria ONU realizada nas dependências da instituição em Nova York nos EUA, disse o professor Marco Aurélio.
