Uma situação que pode complicar ainda mais a situação da deputada estadual Raquel Lyra na tentativa de viabilizar a candidatura dela a prefeitura de Caruaru em 2016. Se mudar de partido para disputar a eleição, a socialista corre risco de perder o seu mandato. A janela aberta na reforma política garante o troca-troca partidário num período de 30 dias que antecede o prazo de filiação partidária para concorrer às eleições. Esta abertura só existe, entretanto, no último ano do mandato corrente. No caso de 2016, vereadores e prefeitos que estão encerrando seus mandatos. Não é o caso de Raquel, cujo mandato só acaba em 2018. Outra situação similar é do deputado Lucas Ramos, que quer disputar a eleição em Petrolina.
Ele poderia deixar o PSB e ir para o PMDB, mas com essa proposta da Reforma, a situação dele fica inviável para sair do PSB.
SAÍDA – A criação da Rede Sustentabilidade poderia ser uma saída, já que a criação de um novo partido abre uma janela sem a necessidade de perder o mandato. Em Caruaru, o grupo está sendo formatado pelo advogado Marcílio Cumaru e pelo empresário Isaac Albuquerque.