PSB trata Recife como prioridade e Caruaru segue uma incógnita

Mário Flávio - 31.07.2019 às 00:08h

Com a filiação do vereador Eduardo Chera o PSB ampliou a bancada da base do prefeito Geraldo Julio e a Câmara Municipal do Recife passou a ter 10 parlamentares, sendo a maior da Casa e preparando os socialistas para o novo formato da eleição proporcional, que acaba com as coligações para o legislativo e prioriza os partidos.

Se na Capital o principal partido de Pernambuco se articula e prepara uma bancada forte para apoiar o nome do sucessor de Geraldo Júlio, o mesmo não se pode dizer de Caruaru. Na Capital do Agreste, o PSB segue um partido nanico e conta apenas com o mandato do vereador Marcelo Gomes.

Os ex-deputados Laura e Jorge Gomes, principais lideranças da legenda na cidade, tentam se movimentar e atrair nomes para a sigla, mas conforme apuração feita pelo blog junto a filiados, a situação não é fácil e juntar 33 candidatos, sendo 13 destes mulheres dificulta ainda mais a situação do PSB para o pleito do ano que vem.

O mandato de Marcelo Gomes pode até mesmo ser sacrificado para amenizar a situação. Com ele hoje para buscar a reeleição, o partido conta com poucas opções para formar a chamada “cauda” eleitoral. Alguns vereadores da atual legislatura foram sondados para fazer parte da bancada socialista quando a janela partidária for aberta, em abril do ano que vem, mas todos não demostraram interesse.

Caso Marcelo seja deslocado para disputar a vaga de prefeito ou até de vice, o PSB poderia atrair mais nomes para a legenda. O fato de ser oposição a prefeita Raquel Lyra também complica a situação. Os vereadores com mais peso eleitoral estão indo para o PSDB, os com um peso médio devem ir para o Cidadania e DEM, além do Patriota, que tem uma grande bancada.

Os demais membros da oposição devem ter PDT e MDB como destino. O isolamento político de Laura e Jorge é outro fator que não ajuda. Eles conversaram recentemente com o deputado estadual Erick Lessa, mas a situação não progrediu e também com pessoas de posições independentes, mas com concorrentes tão pesados e a mudança na Legislação Eleitoral, o PSB pode sair menor ainda após a eleição do ano que vem. A conferir.

Marcelo amenizou…

Indagado pelo blog sobre a situação do PSB em Caruaru, o vereador Marcelo Gomes minimizou a situação. “Estamos trabalhando. ‘Quem tem prazo, não tem pressa’, já dizia Marco Maciel”, disse Marcelo. Sobre a possibilidade do PSB ter candidato próprio ele foi evasivo. “Isso é com a direção Estadual do PSB, como não sou dirigente partidário, não estou autorizado a responder”.

…Não existe isolamento

Ele discorda da opinião que o PSB prioriza o partido no Recife e diz que o problema é o novo formato da regra eleitoral, o que acaba dificultando para quem não tem a prefeitura em mãos, como é o caso de Caruaru. “As novas regras facilitam, quem tem candidato majoritário, que é o caso de Recife”, garante.

O que pode ajudar

A proximidade do casal Laura e Jorge Gomes com a ex-primeira dama de Pernambuco, Renata Campos, pode amenizar a situação do PSB em Caruaru. No entanto, diante da dificuldade formada em Caruaru e com tantos nomes fortes para disputar a eleição, além das novas regras eleitorais, a situação é bem complicada.

João entre PSL e Douglas

Após o Partido Novo desistir de ter candidatos em Caruaru, o professor João Antônio segue a procura de um partido. O destino dele pode ser o PSL. Já aconteceram algumas conversas, mas o martelo ainda não foi batido. O ex-senador Douglas Cintra também quer João no palanque. Possibilidades mais remotas podem levar ele para Cidadania ou PSD. Ele vai decidir acompanhado de um bom sushi, comida preferida. A conferir.

Tomou posse e foi para a base…

Moyses foi empossado na Câmara

Moyses Santos tomou posse como novo vereador de Caruaru. Ele estava no mandato em exercício e agora é o titular da vaga. Moyses ganhou o direito após entrar com uma ação de infidelidade partidária contra Alberes Lopes, que mudou de partido. O novo vereador é da base da prefeita Raquel Lyra e a kombi da oposição perdeu uma vaga, ficando ainda menor.

…Ação para recuperar o mandato

Lá da China, o secretário Alberes Lopes enviou uma nota dizendo que agora voltou para o Patriota, partido que foi criado com a fusão entre PRP e o Patriota. Com isso, ele espera reverter a situação de infidelidade e vai apresentar o recurso. O blog conversou com especialistas em Direito Eleitoral e todos ficaram sem entender a estratégia.

Levou pancada

Se a intenção da assessoria de Alberes era chamar atenção, acabou dando errado, pelo menos no âmbito municipal. O presidente municipal da sigla, Heleno Oscar, veio a público afirmando que Alberes não integra os quadros do partido. O político pode ter se filiado no Recife, mas não falar ao presidente local pegou mal na Câmara e Heleno se irritou com o fato, conforme a imagem abaixo.

Parceria

O governador Paulo Câmara firmou, nesta terça-feira (30.07), no Palácio do Campo das Princesas, uma parceria com a Fundação Lemann que tem como objetivo melhorar a gestão de pessoas dentro do governo, dando mais eficiência aos serviços públicos. A Fundação representou a Aliança, um grupo formado junto com mais três outras grandes fundações – Instituto Humanize, Fundação Brava e Instituto República – que ajuda Estados e municípios a apoiar o desenvolvimento e o desempenho de gestão de pessoas.

Queiroz segue batendo em Bolsonaro…

Na manhã de segunda (dia 22), o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta afirmou que, com o aumento expressivo de médicos brasileiros formados na federação brasileira e em países como Paraguai e Bolívia no exterior devem preencher vagas de um novo programa de alocação de profissionais antes de médicos estrangeiros. Contudo, apesar da busca por soluções, essa lacuna de assistência afeta 6 milhões de brasileiros, pois 12% das vagas para 705 municípios não foram preenchidas, de acordo com  dados obtidos pela DW Brasil – Deutsche Welle (emissora de jornalismo independente internacional da Alemanha) via Lei de Acesso à Informação. São ao todo 2.149 vagas ociosas das quais 2.042 estão em regiões que não foram contempladas pelo único edital lançado em maio deste ano.

…Mais pancada

A para a segunda fase do Edital do Programa Mais Médicos, encerrada no dia 12 de julho, pretendia preencher 600 vagas destinadas a brasileiros formados no exterior, uma vez que ainda não foram ocupadas por profissionais com CRM Brasil. Este processo veio complementar o 18º ciclo do programa Mais Médicos, realizado pelo Ministério da Saúde e divulgado em 19 de junho. Foram selecionados 1.975 médicos para atuar na Atenção Primária das unidades de saúde em 1.010 Municípios em 26 Estados. Em Pernambuco, o Mais Médicos deve envolver 221 profissionais que irão atender cerca de 83 municípios pernambucanos, segundo lista do governo. Mas, a situação ainda não foi resolvida e o número ainda está aquém da realidade do estado, de acordo com o deputado José Queiroz do PDT, que atesta que “Governo Federal errou quando fez a expulsão dos médicos cubanos em dezembro de 2018”. E, em sua avaliação, a única razão para o Governo Bolsonaro ter agido como agiu em relação aos médicos cubanos é por questão ideológica, pois os médicos são queridos e admirados pela população mais pobre.