
A Polícia Civil de Pernambuco desencadeou, na manhã dessa quinta-feira (15), uma operação, denominada como Hora Extra, contra a suposta prática de peculato. Peculato é a prática de crime que consiste na subtração ou desvio de recursos públicos para proveito próprio ou alheio.
A operação tem a presidência do Delegado Diego Pinheiro, da 2ª Delegacia de Combate à Corrupção da Polícia Civil. De acordo com a Polícia Civil, a investigação foi iniciada em agosto de 2021, a partir de requisição do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) oriunda de auditoria do TCE-PE (Tribunal de Contas do Estado), com o objetivo de identificar e desarticular Organização Criminosa voltada à prática de Peculato.
São cumpridos nove mandados de busca e apreensão domiciliar e quatro mandados de suspensão do exercício de função pública e sequestro de bens e valores, expedidos pela Segunda Vara Criminal da Comarca de Timbaúba. Os nomes dos alvos e os cargos deles não foram divulgados.
Foram cumpridos mandados em Timbaúba, Goiana, Carpina, Camutanga e Recife. A Câmara de Vereadores de Timbaúba, na Zona da Mata Norte, foi um dos alvos. 60 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães participam das diligências.