Raquel faz gesto em aniversário da Assembleia: “É minha casa”

Mário Flávio - 04.04.2023 às 06:58h

A governadora Raquel Lyra prestigiou, na noite desta segunda (3), a programação do aniversário de 188 anos da Assembleia Legislativa de Pernambuco. A chefe do Executivo estadual participou do corte do bolo e falou sobre a satisfação de estar na comemoração, também na condição de ex-deputada estadual.

“A Assembleia Legislativa é a minha casa. Tive a honra e a oportunidade de ser deputada estadual duas vezes. Aprendi muito nesta Casa e vim aqui dar um abraço em todos os deputados, em nome do presidente Álvaro Porto”, disse a governadora, durante a cerimônia.

Durante a sessão, realizada no auditório Sérgio Guerra com a presença de parlamentares, servidores e autoridades, o presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB), destacou que a Assembleia “será sempre uma casa que, além de legislar e fiscalizar, acolhe anseios, assegura direitos e, principalmente, viabiliza conquistas da população pernambucana”.

Para homenagear os funcionários mais antigos da Casa por anos de serviço prestado à Assembleia Legislativa foram entregues placas de reconhecimento ao trabalho para os servidores Jovêncio Marques Pereira, Cássia Maria Ferraz, Rosângela de Almeida Farias, Brivaldo Eretiano da Silva, Maria do Socorro Procópio e Antônio Pedro de Albuquerque. Eles foram escolhidos pelo crédito de antiguidade.

Segundo o líder do governo na Casa, deputado Izaías Régis (PSDB), a Alepe simboliza muito mais que um simples registro histórico, representa a consolidação da democracia e do estado democrático de direito. “Esses são os valores pelos quais permeiam os verdadeiros debates em prol do povo de Pernambuco. Sem a democracia não há progresso possível”, afirmou Izaias.

Já a líder da Oposição, deputada Dani Portela (PSol), afirmou que a comemoração dos 188 anos da Alepe reforça ainda o compromisso com a democracia, com o povo e com todos os parlamentares que passaram pelo Poder Legislativo deixando sua marca em prol da luta popular.

“Comemorar o aniversário da Alepe simboliza nossa resistência em face das tentativas de ataque à democracia e ao violento período que vivenciamos na presidência da República nos últimos quatro anos”, lembrou Portela.

Participaram da solenidade deputados, colaboradores, o presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo, Ítalo Lopes, e autoridades como a conselheira Teresa Duere, representando o Tribunal de Contas do Estado; o sub-procurador geral de Justiça, Renato da Silva Filho, representando o Ministério Público; o defensor público Henrique Seixas; o secretário executivo da Casa Civil, Rubem Rodrigues, representando o governo do Estado;

No final da solenidade houve o corte de um bolo ao som do coral Vozes de Pernambuco. A governadora Raquel Lyra compareceu ao final e proferiu algumas palavras em homenagem aos 188 anos da Alepe.