A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), recebeu na noite desta quarta-feira (25), no Palácio do Campo das Princesas, o prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral (PSB), para discutir a situação da segurança pública no município. Durante a reunião, Raquel apresentou números que indicam queda de 14% nos homicídios registrados entre janeiro e junho de 2025 (até o dia 24), na comparação com o mesmo período do ano passado.
Segundo a gestora estadual, o Cabo registrou em 2023 a menor taxa de homicídios por 100 mil habitantes dos últimos oito anos, com índice de 63,5. A reunião também contou com a presença do presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Marcelo Gouveia.
Raquel Lyra destacou que maio marcou o 13º mês consecutivo de redução nos homicídios em Pernambuco e anunciou que, já em agosto, 2.400 novos policiais militares estarão prontos para reforçar o policiamento nas ruas.
A governadora também enfatizou os investimentos realizados por meio do programa Juntos pela Segurança, que totalizam R$ 1 bilhão. O montante está sendo aplicado em frentes como aquisição de armamentos, munições e coletes balísticos, substituição de viaturas, requalificação de batalhões e delegacias, além de ações de inteligência e tecnologia.
A reunião ocorre em meio a cobranças feitas pelo prefeito Lula Cabral, que no início da semana entregou um ofício à governadora solicitando a convocação da Força Nacional e a criação de uma força-tarefa para atuar no município. Mesmo com os números apresentados pelo governo estadual, a prefeitura segue alertando para a sensação de insegurança e para a necessidade de reforço imediato no policiamento ostensivo.
