Para comemorar os 100 anos da Arte Figurativa do Barro, a deputada Raquel Lyra (PSB-PE) convidou o Grupo Feira de Teatro Popular para apresentar a peça Auto das Sete Luas de Barro, nesta última quinta (24), no Recife. A encenação fala sobre a vida e a obra do Mestre Vitalino. Presente na plateia, o senador pernambucano Cristovam Buarque (PDT-DF) recebeu, logo após o espetáculo, a Medalha Leão do Norte do Mérito Educacional Paulo Freire.
A honraria foi solicitada pela deputada, na Assembleia Legislativa de Pernambuco, em homenagem ao político, que segundo ela, é um grande militante e exemplo na luta por uma educação de qualidade para todos. “Cristovam veio num dia cheio de emoção, que retrata a cultura pernambucana e de Caruaru, para que a gente pudesse lhe fazer essa homenagem. Uma medalha pelo seu trabalho na área de educação e pela sua militância. Isso também demonstra a admiração que eu guardo pelo senhor, que herdei do meu tio Fernando Lyra”, disse Raquel ao senador.
“Vocês não imaginam a emoção que sinto de estar neste teatro. Faz 49 anos que eu recebi um diploma aqui, mas não levei pra casa por causa do regime militar, que achou que o discurso foi muito duro contra eles. Só consegui receber depois. Na minha formatura como engenheiro e orador da turma, também me negaram o diploma, porque neguei apertar a mão do diretor da escola que estava na mesa”, disse Cristovam sorrindo. Ele agradeceu a condecoração concedida por Raquel Lyra e disse que sentiu uma alegria profunda em assistir uma peça sobre o Mestre Vitalino, que toca profundamente o retrato do Nordeste.
Ao final do evento, também foi lembrado o aniversário de Vital Santos, autor da obra, que se estivesse vivo, completaria 70 anos neste dia 25 de setembro. A família do teatrólogo estava presente no teatro.