Servidores da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) estão auxiliando uma equipe de pesquisadores no desenvolvimento do projeto MonitorAR. A iniciativa, que tem o objetivo de acompanhar os sinais biológicos necessários para a triagem e acompanhamento de pacientes testados positivos para a Covid-19, é liderada por profissionais da Pós-Graduação em Engenharia de Computação da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (Poli/UPE) e está sendo desenvolvida por mais de 30 voluntários de diversas instituições públicas.
“Estamos com dois especialistas da área de Tecnologia da Informação dando uma consultoria aos pesquisadores sobre o Pentaho, que é uma ferramenta capaz de organizar grande quantidade de informações de forma rápida e com precisão analítica para melhorar a tomada de decisões. Também estamos colaborando com a elaboração de painéis de acompanhamento desses pacientes. Nesse momento, toda contribuição na tentativa de ajudar os profissionais da saúde a salvar vidas é de extrema relevância”, explicou a secretária da Controladoria, Érika Lacet.
Na consultoria realizada pelos servidores da SCGE, foram apresentados os benefícios e vantagens de utilização da ferramenta de dados Pentaho, assim como foi prestado auxílio nas dúvidas sobre a instalação e montagem do servidor. “Também fornecemos opções de layout e de funções dos painéis já utilizados pela SCGE, como o Portal da Transparência, para adaptação às necessidades do grupo, o que agilizou a sua construção do sistema. Estamos dando todo o suporte para os pesquisadores nesse momento de pandemia”, disse Sílvia Sampaio, da equipe da Diretoria de Tecnologia da Informação do Controle Interno (DTCI/SCGE), que atua no projeto junto com o servidor João Amaral