NOTA OFICIAL – A Secretaria de Defesa Social – SDS informa que o serviço de delação anônima vem sendo realizado pela Ouvidoria da própria SDS, sendo esta a unidade responsável por receber reclamações, denúncias, sugestões e informações diversas sobre órgãos vinculados a Secretaria, contribuindo para o fortalecimento da cidadania e a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelas instituições de segurança pública.
Este modelo de prestação do serviço de delação anônima já foi implantado em outros órgãos de segurança pública do país, a exemplo do Rio Grande do Norte, Alagoas, Ceará, Piauí, Paraná e São Paulo, dentre outros Estados da Federação.
Esta ação visa dar celeridade à apuração das denúncias com o repasse, quase que instantâneo, das informações aos órgãos vinculados à SDS, aperfeiçoando a apuração dos crimes no Estado de Pernambuco, meta do Pacto pela Vida.
Desta forma, o canal de comunicação com a população continua aberto para receber e apurar denúncias de tráfico ou uso de drogas, violência contra pessoas, indivíduos procurados, homicídios, estelionato, fraude, falsificação, abandono e desmanche de veículos, roubos ou furtos, porte ilegal de arma, sequestro, estupro, contrabando e crimes em geral.
Ligando para os números 3183 5009 ou 3183 5059 o cidadão poderá denunciar qualquer tipo de crime, que será apurado pelo órgão policial competente.
Toda vez que o cidadão tiver informações que possam levar a polícia até os criminosos e prendê-los pode acionar, de qualquer telefone, o serviço que funciona de segunda a sexta, das 07 às 19h.
Em breve um número tridígito será lançado e disponibilizado para a população pernambucana colaborar no combate ao crime.
Além dos números apontados acima, a população pernambucana poderá fazer a denúncia através do link http://www.portaisgoverno.pe.gov.br/web/ouvidoria/fale-conosco ou dirigir-se à Ouvidoria da SDS, que funciona na Rua São Geraldo, n° 110, em Santo Amaro, área central da capital pernambucana ou ainda, ligar para o número 0800 081 5001. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer município do Estado. O número não é identificado e garantimos o sigilo absoluto.
Importante frisar que o serviço de delação anônima difere-se do serviço oferecido pelo CIODS, ou seja, o 190 continua ativo 24h, todos os dias, sendo este o canal para o combate ao crime em andamento.
Cabe-nos registrar que a SDS não tem qualquer tipo de gerência na administração do Disque-Denuncia, sendo esta entidade responsável por suas decisões administrativas. Portanto, entendemos que este serviço, também, poderá continuar sendo prestado à população pernambucana, através de outras parcerias da Organização da Sociedade Civil de Interesse Privado – OSCIP com a iniciativa privada, como sempre ocorreu.
Centro Integrado de Comunicação da SDS