O caruaruense Sebá está mais uma vez na disputa para se tornar Patrimônio Vivo de Pernambuco. O nome dele segue na disputa, sendo o único representante de Caruaru nesta etapa em 2013. Sebá tem um forte trabalho junto a cultura popular e mantém viva em Caruaru a tradução do teatro de mamulengos, além de comandar a trupe Companhia Feira de Teatro Popular, que atua na Capital do Agreste desde o ano de 1985. Essa é a quinta vez que o ator entra na disputa para se tornar Patrimônio Vivo.
DISPUTA – No total, foram registradas 62 inscrições e, dessas, 54 foram consideradas válidas. Entre os habilitados, encontram-se Ademir Souza Araújo, o Maestro Formiga; o cirandeiro João Francisco de Almeida, conhecido como João da Guabiraba; o artesão Amaro Arnaldo do Nascimento, o Lula Vassoureiro; e o ator e produtor Cultural Sebastião Alves, mais conhecido como Sebá; além de vários outros representantes da tradição pernambucana. Já entre os grupos culturais, o Bloco Carnavalesco e Cultural Caiporas de Pesqueira, o Cavalo Marinho Estrela de Ouro, o Maracatu Nação Estrela Brilhante do Recife e o Reisado Imperial estão entre os que seguem no concurso.
Agora, acontecerá uma avaliação pela Comissão de Análise, com posterior envio de todos os habilitados – incluindo os três selecionados por essa Comissão – para o Conselho Estadual de Cultura. “O Conselho irá eleger os novos três Patrimônios Vivos de Pernambuco que podem ser em acordo com os escolhidos pela Comissão ou não. O resultado deve sair entre dezembro e janeiro”, explica Janine Primo, coordenadora de Patrimônio Imaterial da Fundarpe.
Todos os anos, o Governo do Estado, por meio da Fundarpe, concede o título vitalício de Patrimônio Vivo a três personalidades – físicas ou jurídicas – que contribuem significativamente para a cultura popular. Atualmente, Pernambuco conta com 29 patrimônios vivos. Mestre Salustiano, Ana das Carrancas e Canhoto da Paraíba – que também foram contemplados – faleceram em 2008 e Arlindo dos 8 Baixos – contemplado em 2012, faleceu no mês passado. Esses passam a ser considerados Patrimônios Vivos in memorian, em respeito às suas importâncias.