Nesta quinta-feira (15) e sexta-feira (16), a partir das 8h às 17h, a equipe da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação, por meio do Expresso Empreendedor e da Agência de Fomento do Estado de Pernambuco (Agefepe), faz uma mobilização geral para liberar a linha de crédito especial para 40 comerciantes da Feira da Sulanca, do município de Caruaru, considerado o maior do interior de Pernambuco.
A decisão foi anunciada pelo secretário estadual do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, após o incêndio que atingiu o setor chamado Brasilit e causou perdas aos feirantes de um dos maiores polos têxteis de Pernambuco. O ticket médio da linha de crédito para cada um será de R$ 15 mil, as taxas de juros são de 0,55% ao mês e o prazo de carência para começar a pagar é de três meses.
A estimativa de investimento do Governo do Estado para 40 feirantes prejudicados pelo incêndio é de aproximadamente R$ 600 mil, mas existem alguns critérios para que os valores sejam liberados em parcelas de até 12 vezes. Há necessidade de um avalista e que a pessoa não esteja inserida no SPC ou Serasa.
As orientações para quem quer receber a linha de crédito especial são as seguintes: o comerciante precisa ter realizado o cadastro na Prefeitura de Caruaru até a sexta-feira passada, conforme combinado. Depois, ele precisa levar todos os documentos ao Expresso Empreendedor do município, localizado na Associação Comercial e Empresarial de Caruaru.
O Expresso está aberto até às 17h desta quarta-feira para tirar dúvidas. Amanhã, o dia já está agendado para liberação da linha especial de crédito, com uma breve pausa das
Das 12h às 13h, quando a equipe de atendentes terá uma pausa.