Os índices de isolamento social caíram na ontem nas cinco cidades da Região Metropolitana do Recife que estão em quarentena rígida, conhecida como “lockdown”. Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata registraram índices de isolamento social superior a 50%, mas as taxas sofreram quedas em relação à segunda-feira (18), primeiro dia útil dos bloqueios rígidos.
Os cinco municípios estão em “lockdown” desde o sábado (16) e têm, inclusive, rodízio de veículos no trânsito.
Ontem, os índices ficaram em 54,1% no Recife, uma queda de 0,9% em relação à segunda-feira (55%).
As maiores oscilações negativas foram detectadas em Camaragibe. Na cidade, o índice caiu de 52,5% na segunda para 50,6% na terça. Uma queda de 1,9%.
Em Olinda, o índice de isolamento ficou em 54%, sendo 1,4% menor que o registrado na segunda-feira. Em Jaboatão dos Guararapes, a terça-feira teve 51,2% de isolamento social, baixa de 1% em relação ao dia anterior.
Já em São Lourenço da Mata o índice de isolamento social ficou em 50,4%. A cidade teve queda de 1,4% na taxa.
No fim de semana, as cinco cidades registraram índices superiores a 60%.
Apesar de não terem “lockdown”, as cidades da Ilha de Itamaracá, Quipapá e Carnaubeira da Penha figuram com melhores índices de isolamento social do que Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata.
Paulista e Brejão figuram entre os 10 melhores índices de isolamento social. Mesmo sem os bloqueios rígidos, a cidade do Paulista ficou melhor situada que Camaragibe e São Lourenço da Mata, que possuem “lockdown”, enquanto Brejão, também sem a quarentena rígida, superou São Lourenço da Mata.
Os números foram revelados pelo Painel de Índice de Isolamento Social, feito em parceria do Ministério Público de Pernambuco com a empresa de tecnologia In Loco.
Apesar dos números terem superado 50%, o índice considerado ideal pelas autoridades de saúde é de 70%, para que o contágio do coronavírus seja reduzido e haja menor sobrecarga na rede de saúde.