O deputado Sérgio Zveiter (PMDB-RJ), relator na CCJ da Câmara Federal do processo contra o presidente Michel Temer, deverá apresentar o seu parecer aos outros 65 membros do colegiado nesta segunda-feira (9).
Para ser aprovado, o parecer precisa dos votos de 34 parlamentares. Apenas dois pernambucanos fazem parte da CCJ e ambos vão votar contra o presidente da República: Betinho Gomes (PSDB) e Tadeu Alencar (PSB).
A CCJ vai decidir se aceita ou não o pedido do Supremo Tribunal Federal para processar Temer por crime de corrupção passiva, conforme denúncia do procurador geral da República, Rodrigo Janot.
Cada um dos 66 membros da CCJ e seus respectivos suplentes poderá falar por até 15 minutos, o que fará com que a sessão se prolongue por pelo menos 40 horas.
Para garantir a tranquilidade dos trabalhos, o acesso à sala da CCJ ficará restrito aos parlamentares, servidores autorizados e à imprensa credenciada.
O ingresso de pessoas portando banners, cartazes, faixas e similares ficará proibido e caberá aos agentes do Departamento de Polícia Legislativa o controle do local. O mesmo procedimento foi adotado durante a análise do processo de impeachment da então presidenta Dilma Rousseff.