Do Blog de Jamildo
Em entrevista, nesta terça-feira (9), ao programa Passando a Limpo, na Rádio Jornal, o deputado Silvio Costa Filho (PRB) criticou as declarações do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, sobre a proposta da reforma da Previdência ser “contra a população mais carente do país”. Para o parlamentar pernambucano, o dirigente socialista e parte do partido, que fechou questão contra a reforma, fazem um “discurso populista”.
A crítica veio após ser questionado pelo apresentador Geraldo Freire se votará a favor da proposta com a consciência tranquila diante da fala do presidente do PSB. O deputado respondeu positivamente. “Sem dúvida. Quem defende o trabalhador, é porque defende o emprego. Quem defende o emprego é porque defende o trabalhador. Nós só vamos ter a retomada do emprego e da renda quando nós tivermos o crescimento econômico. E o crescimento econômico nós só teremos com uma agenda de reformas em que vise o desenvolvimento econômico do país”, afirmou.
Para Silvio Costa Filho, a posição de parte do PSB tem um “caráter eleitoral, pensando nas próximas eleições do que no futuro do Brasil” e citou o ex-governador e ex-presidente nacional do PSB Eduardo Campos para ressaltar que independente de qual fosse o presidente, a reforma estaria sendo discutida.
“É muito fácil jogar para setores da opinião pública, fazer o discurso populista, o discurso fácil, jogar para setores da sociedade. Como eu disse lá atrás, para mim seria muito mais cômodo, muito mais confortável fazer esse discurso que parte do PSB está fazendo e fez agora o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira. Mas isso não condiz com a realidade do Brasil. Qualquer presidente da República nesse momento se fosse Ciro Gomes (PDT), Fernando Haddad (PT), o próprio Eduardo Campos se fosse presidente da República nesse momento estaria que estar fazendo a reforma da Previdência”, defendeu.
Votos
Segundo o deputado, o “sentimento” na Câmara dos Deputados é que se tenha de “330 a 335 votos” a favor da reforma na votação, em primeiro turno, que deve passar pela madrugada desta quarta-feira (10). São necessários 308 votos. Silvio Costa Filho acrescentou que há a possibilidade do segundo turno da votação ocorra neste sábado (13).