STJ autoriza inquérito da PF contra Cláudio Castro

Jorge Brandão - 19.04.2023 às 10:55h
Foto: Reprodução

O ministro Raul Araújo, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), autorizou a abertura de um inquérito da Polícia Federal contra o governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro (PL). A investigação mira supostos casos de corrupção da época em que ele era vereador e vice-governador. As informações são da CNN.

A decisão é de 15 de abril. O inquérito vai apurar supostos crimes de organização criminosa, peculato, corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro supostamente cometidas por Castro e outras três pessoas.

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) investiga irregularidades em projetos de assistência social do município e do estado do Rio de Janeiro. Os suspeitos fraudavam licitações para conseguir contratações direcionadas a determinadas empresas e recebiam propinas, segundo as investigações.

As suspeitas contra Castro surgiram a partir de declarações do empresário Marcus Vinicius Azevedo da Silva, em colaboração premiada. Segundo o MP-RJ, ele detalhou a participação de Castro na suposta organização criminosa.

Em nota, o governador Cláudio Castro disse que não está sendo denunciado, nem indiciado, “já que o Ministério Público não encontrou nenhum elemento capaz de vincular a ele qualquer irregularidade”.