NOTA DO COLETIVO PT DE VERDADE
EM DEFESA DE UMA “FRENTE AMPLA PELA VIDA, PELA DEMOCRACIA E DE ESQUERDA EM CARUARU”. SOMOS CONTRA A INDICAÇÃO DE MARCELO RODRIGUES COMO CANDIDATO A PREFEITO PELO PT. ELE NÃO REPRESENTA O PT E NEM AS ESQUERDSAS EM NOSSO MUNICÍPIO
- O Coletivo PT de Verdade, tendência interna do PT de Caruaru, que detém 34% dos dos membros do Diretório Municipal, tem se pautado por uma conduta propositiva e proativa, orientando nossos membros a exercer uma oposição responsável ao governo Raquel Lyra (PSDB), e uma oposição sistemática ao governo Bolsonaro, um governo de ultra-direita, antidemocrático, sem norte político e administrativo e que vem aterrorizando o país, tantas são suas trapalhadas.
- Desde o ano passado, quando a nova direção assumiu o comando do partido em Caruaru, temos tido embates internos por não concordarmos com a conduta antidemocrática do presidente e seu grupo, orientado pelo único vereador do partido, do qual é assessor na Câmara de Vereadores de Caruaru.
- Esse grupo tem desferido ataques a membros do nosso coletivo político, que vão desde chacotas desrespeitosas até a quebra da democracia interna, como o bloqueio dos membros do diretório municipal, ligados ao Coletivo PT de Verdade, no grupo de whatsapp do Diretório Municipal do partido, que em tempos de isolamento social provocado pela pandemia do coronavírus, acaba funcionando como a extensão da instancia partidária, já que reuniões e diálogos sobre as agendas do PT Caruaru acabam sendo realizados através do grupo em comento, pois bem, tal atitude fere frontalmente a liberdade de expressão dos dirigentes municipais ligados ao nosso grupo, que foram legalmente eleitos no último PED.
- O desrespeito e as agressões foram além e atingiram diretamente nossa companheira professora Zeneide Alves, pré-candidata a prefeita do PT Caruaru e membro do Diretório Municipal do partido. Não respeitaram sequer o fato de ser a companheira Zeneide uma senhora que tem uma vasta relação de serviços prestados ao município, ao longo de seus mais de 50 anos dedicados principalmente à área de educação, tendo inclusive assumido as funções de secretária de educação de Caruaru e diretora da fundação de cultura do município.
- Atitudes antidemocráticas agressivas e desrespeitosas, simplesmente pelo fato de ser nossa companheira, pré-candidata contra as pretensões do grupo hoje majoritário, com imposição de regras absurdas e jamais vistas numa agremiação partidária.
- Ao longo dos últimos oito meses em que essa “nova gestão” assumiu os destinos do PT Caruaru, jamais foi reportada, citada ou lembrada nas páginas do partido no Instagram ou Facebook, nenhuma ação ou referência a algum membro do Coletivo PT de Verdade nessas redes sociais; o mesmo ocorrendo nas entrevistas e matérias em emissoras de rádio e blogs, feitas pelo atual presidente. Nossa pré-candidata a prefeita foi “solenemente ignorada”, não sendo citada ou sequer informado a existência de sua indicação pelo nosso coletivo.
- Desde sempre, todo o direcionamento de mídia sempre foi para o atual vereador e o pré-candidato a prefeito defendido por essa ala que por hora dirige o PT Caruaru, mostrando um estreitamento político de principiantes, pois, esconder do público as demais pré-candidaturas para vereador(a) ou prefeito(a), somente enfraquece o partido e reduz sua possibilidade de êxito eleitoral. Tais atitudes são de uma estreiteza e sectarismo que nada constroem no interior do partido.
- Por outro lado, a condução e o direcionamento político que a atual direção tem dado, tem deixado muito a desejar para um partido com a história de lutas do PT. Exemplos disso são votações de projetos importantes e a relação do vereador do partido na Câmara. Ele tem realizado uma oposição “light e dúbia”, numa hora vota a favor dos projetos da prefeita do PSDB e na outra vota contra, como ocorreu em relação ao projeto que congelou os salários das professoras e professores do município. Estranhamente, quando da votação desse projeto, o vereador se posicionou favorável na primeira votação e contra na segunda, sem nenhuma justificativa. Tal indefinição macula, mancha a trajetória de vereador do PT, que por sinal é o líder da oposição e também professor. Simplesmente lastimável!
- Não podemos também nos esquecer da votação do Plano Diretor do Município, que havia sido enviado pela prefeita do PSDB para a Câmara Municipal no mês de fevereiro deste ano e que recebeu do vereador do PT o voto favorável, nas duas votações do projeto, sem que o edil sequer abrisse a discussão sobre as diversas intervenções que o Plano Diretor fará na vida do povo e no desenho urbanístico da cidade. Até então, desconhecíamos essa conduta servil em qualquer vereador que tenha o DNA do PT.
- Outro ponto que nos faz tornar públicos fatos como esses que nos afligem na condução do PT em Caruaru, ocorreu na escolha do candidato a prefeito do partido. É fato que, desde dezembro, mesmo antes de se filiar ao PT, os dirigentes locais já davam como certo que o candidato seria Marcelo Rodrigues, um professor que há anos mora em Recife, tendo perdido a mais de 15 anos o contato com as coisas do município e também com nossa gente.
- O que se sabe é que na última vez em que se posicionou politicamente em Caruaru, se candidatando a vereador, obteve 475 votos, pela coligação que apresentou como candidata a prefeita a ex-deputada estadual Miriam Lacerda (DEM), isso mesmo, candidata do DEM e companheira do atual deputado estadual Tony Gel (MDB). Mas temos que reconhecer que até ai havia no então candidato a vereador certa coerência, pois, em Caruaru se desconhece qualquer incursão sua por partidos da esquerda municipal, ao contrário, sempre atuou nos campos contrários ao nosso. O agora candidato escolhido pelo campo majoritário não esteve conosco em momentos de grande importância, como no caso do mensalão; do impeachment da presidenta Dilma e das acusações, condenações e prisões de nossas principais lideranças, como o ex-ministro da Casa Civil no Governo Dilma, José Dirceu e o ex-presidente Lula. Até pela sua ligação natural com as alas conservadoras e nossas adversárias, o agora candidato do partido esteve do outro lado nessas lutas.
- Eis o perfil histórico do escolhido para ser o candidato do maior partido de esquerda da América do Sul, em Caruaru, o PT. Com certeza, se mantida essa candidatura, não contará com o apoio de 34% do Diretório Municipal, dirigentes representantes do “Coletivo PT de Verdade”, bem como, não contará com o apoio e voto da maioria dos mais de quatro mil filiados e filiadas do PT em nosso município.
- Causa estranheza a maneira intransigente como o atual vereador do partido, Daniel Finizola, juntamente dom o presidente da legenda, Léo Bulhões, estão impondo esse desastre político-eleitoral que será a candidatura de Marcelo Rodrigues para prefeito pelo PT de Caruaru. Essa candidatura agrada muito mais à prefeita Raquel Lyra (PSDB) e os partidos da direita no município, do que os partidos de oposição da esquerda local, com os quais defendemos a formação de uma “Frente Ampla pela Vida, pela Democracia e de Esquerda em Caruaru”. Partidos como: PSB, PCdoB, PDT, PSOL, PCB, PSOL e outros do campo progressista, democrático e popular, que venham a se juntar ao nosso projeto e proposito, devem ser aqueles com os quais busquemos a formação dessa frente de esquerda para o enfrentamento à pandemia provocada pelo novo coronavírus; bem como, para a oposição ao governo da prefeita Raquel Lyra, do PSDB, e, principalmente, ao (des)governo do despreparado e incompetente presidente Bolsonaro. Devemos nos organizar, montar a frente ampla e enfrentar esses males, antes que seja tarde demais. O PT Caruaru deve repensar sua trajetória atual e se conectar com o povo que não tem em sua agenda as eleições como prioridade nesse momento, mas sim, a resolução dos graves problemas de saúde pública e da economia, causados pelo COVID-19.
- Não é hora de discutir política local ou eleições. É hora de enfrentar as doenças do autoritarismo de Bolsonaro, que desdenha da doença grave que já matou mais de 10 mil brasileiros e brasileiras. É hora de nos unirmos numa frente ampla para combatermos o fantasma da fome. É hora de nos unirmos para combatermos a atual gestão municipal que tem deixado de lado as famílias mais pobres e atrasou em mais de 30 dias a entrega da merenda escolar aos alunos da rede municipal. É preciso que o vereador do PT, nossa representação na Câmara Municipal, defina de uma vez por todas se está do lado do povo ou do poder.
- Entendemos que é irresponsável essa postura da atual direção do PT de Caruaru, que vem desde o início da pandemia tentando marcar reunião política, com o único intuito de aprovar a escolha de seu candidato a prefeito, mesmo sabendo que o PT Nacional, acertadamente, prorrogou os prazos para a escolha das candidaturas, para o dia 5 de julho. Nosso coletivo está em consonância com as deliberações da Direção Nacional, pois, em temos de tão grave crise de saúde pública, seria irresponsável se assim não se posicionasse e denotaria total insensibilidade e desprezo às vidas de nossa gente.
- Essa pressa com que a atual direção municipal tem se pautado, para a escolha da candidatura majoritária do partido, nos leva a entender que há algo por trás dessa postura e deve ser algo alheio aos interesses do PT e de seus filiados e simpatizantes, porque só favorece à estratégia da atual prefeita, que tem se esforçado para desestabilizar a esquerda e tentar ganhar as eleições já no primeiro turno.
- O Coletivo PT de Verdade vai recorrer às instâncias superiores do partido, dessa decisão que podemos chamar de, no mínimo, equivocada, do Diretório Municipal, que escolheu um candidato de histórico eminentemente de direita, para ser o candidato do PT à prefeitura de Caruaru.
- Nossa luta vai continuar “EM DEFESA DA VIDA, DA DEMOCRACIA E POR UMA FRENTE AMPLA DE ESQUERDA EM CARUARU”, pois, é a esquerda que vem se posicionando contra o (des)governo Bolsonaro, principalmente através dos governadores da região nordeste que criaram o “CONSORCIO NORDESTE” e estão promovendo políticas públicas regionais, com muita qualidade, inclusive enfrentando a pandemia com medidas em sintonia com os especialistas em saúde pública e a OMS- Organização Mundial de Saúde, em oposição direta ao governo federal que tem agido de forma irresponsável, inclusive incitando o povo a abandonar o isolamento e voltar aos seus postos de trabalho. Tal atitude pode levar a um verdadeiro genocídio. Precisamos combater esse insano e não conseguiremos fazer isso se nos dividirmos.
- Por fim, conclamamos os partidos de esquerda e todo o campo progressista, democrático e popular de nosso município, além das organizações estudantis, sindicais e movimentos populares, a se engajarem na luta em defesa de uma “FRENTE AMPLA PELA VIDA, PELA DEMOCRACIIA E DE ESQUERDA EM CARUARU”.
Caruaru-PE, segunda-feira, 11 de maio de 2020
COLETIVO PT DE VERDADE
-Adilson Lira (Diretório Estadual do PT/PE; Executiva e Diretório Municipal do PT Caruaru)
-Amélia Campello (Diretório Municipal do PT Caruaru)
-Catarina Nunes (Diretório Municipal do PT Caruaru)
-Cibele Lima (Diretório Municipal do PT Caruaru)
-Renato Carvalho (Executiva e Diretório Estadual PT/PE e Diretório Municipal do PT Caruaru)
-Rivaldo Soares (Diretório Municipal do PT Caruaru)
-Thiago Kavita (Diretório Municipal do PT Caruaru)
-Tyago Carvalho (Executiva e Diretório Municipal do PT Caruaru)
-Valéria Sabóia (Executiva e Diretório Municipal do PT Caruaru)
-Vandombembwa Lira (Executiva e Diretório Municipal do PT Caruaru)
-Wandelson Ramos (Diretório Municipal do PT Caruaru)
-Zeneide Alves (Diretório Municipal do PT Caruaru)