O deputado estadual Tony Gel (PMDB) comemorou a confirmação da licitação para a obra da adutora do Rio Pirangi. O ex-prefeito de Caruaru destacou as reuniões que teve com o governador Paulo Câmara, para debater o assunto. “Tive várias reuniões com o governador Paulo Câmara para agilizar a obra e esperamos que o processo ocorra de forma ágil para amenizar a situação de Caruaru e outras cidades próximas”, disse.
SISTEMA – Já está na etapa final do processo de licitação o sistema Pirangi, que vai captar água no rio de mesmo nome, em Catende, na Mata Sul, para incrementar o sistema do prata. Nessa terça-feira (26), será conhecida a empresa vencedora do certame, a mesma que irá tocar as obras. A expectativa da Compesa é que, a partir da ordem de serviço, todo o sistema fique pronto em, aproximadamente, oito meses.
A obra será financiada pelo Banco Mundial, que já garantiu os recursos. O maior ganho da construção do sistema Pirangi será o aumento da oferta de água para Caruaru, Agrestina, Altinho, Ibirajuba e Cachoeirinha, além de distritos da região. O incremento será de 300 litros por segundo para Caruaru, o que possibilitará a saída do rodízio e a segurança do manancial do Prata. O sistema Pirangi terá uma adutora de quase 27 quilômetros de extensão e duas estações elevatórias para vazões de 300 a 500 litros por segundo.