
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Pernambuco divulgou a data para as eleições suplementares para escolha do prefeito e vice-prefeito de Maraial, na Mata Sul de Pernambuco, pertencente à 43ª Zona Eleitoral, com sede em Catende. As eleições vão acontecer no dia 27 de novembro, no horário das 8h às 17h. Para as eleições suplementares, serão aproveitados os membros das juntas apuradoras, das mesas receptoras e dos apoios logísticos nomeados naquela cidade para atuar nas Eleições 2022.
O resultado será divulgado no mesmo dia da votação. Os candidatos eleitos deverão ser diplomados até o dia 23 de dezembro deste ano. A propaganda eleitoral somente será permitida a partir de 18 de outubro e será regulada pela Resolução nº 23.610 do Tribunal Regional Eleitoral e pela Lei nº 9.504/97.
As eleições suplementares estão previstas no parágrafo 3º, artigo 224, do Código Eleitoral. Qualquer que seja a quantidade de votos, devem ser marcados novos pleitos sempre que houver decisão da Justiça Eleitoral que “importe indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário”, destaca um trecho do artigo. Em Maraial, o prefeito Sérgio dos Santos, juntamente com seu vice-prefeito, Ananias Wanderley, tiveram seus diplomas cassados por abuso de poder econômico.