TRE-PE promove treinamento de presidentes de mesa e administradores de prédio

Jorge Brandão - 30.08.2022 às 11:55h
Foto: Divulgação

A 4ª Zona Eleitoral (ZE) do Recife deu início, nessa segunda-feira (29), ao treinamento dos presidentes de seções que irão atuar nas Eleições 2022, marcadas para 2 de outubro, em primeiro turno. O treinamento será realizado até o final da semana, na Escola Judicial de Pernambuco (Esmape). De acordo com a juíza eleitoral da 4ª ZE, Kathya Gomes Veloso, o treinamento é um momento para esclarecimento de dúvidas sobre o bom andamento das eleições. “Muitos já colaboram há muito tempo com a Justiça Eleitoral, mas existe a necessidade de rememorar os procedimentos e também esclarecer algumas modificações que ocorrerão nas urnas”, esclareceu.

Este ano, o treinamento será ministrado em duas etapas. “Teremos a parte teórica, por meio de slides, esclarecendo as alterações desta eleição, e, a parte prática que será importantíssima para que os presidentes de mesa e administradores executem todos os procedimentos que serão feitos na seção no dia da eleição”, detalhou a chefe do cartório da 4ª ZE Adriana Paes, sobre as fases do treinamento. Durante o treinamento, será distribuído entre os participantes um manual de instruções com todas as informações necessárias para o desempenho de suas funções.

Presidente de mesa há 3 eleições, Wagner Rodrigues, fala da importância do trabalho de ser mesário e o quanto esse trabalho interfere para que as eleições sejam seguras “O presidente da seção tem a responsabilidade de delegar as funções dentro da mesa receptora de votos, de analisar casos de pessoas com prioridades,de esclarecer as dúvidas dos eleitores desde a fila, além do dever de garantir o sigilo do voto de cada eleitor e a tranquilidade no ambiente de votação, zelando sempre pela segurança da urna eletrônica durante todo o processo”.

A servidora do TRE-PE, Rita Areias, ministra o treinamento teórico, no qual explica as principais alterações da urna este ano. “ Entre outras mudanças,a urna dará um delay de três segundos para que o eleitor veja a foto do candidato. É um momento ideal para conferir e só depois confirmar. O processador será 18 vezes mais rápido do que a versão anterior, o teclado do equipamento foi aprimorado. Além disso, o terminal do mesário não tem mais teclado físico. Na nova urna, ele tem tela sensível ao toque , como em smartphones.”

A 4ª ZE mobilizou 210 administradores de prédio e 308 mesas receptoras com quatro mesários em cada uma delas, para trabalharem nas seções eleitorais disponibilizadas aos eleitores.Em Fernando de Noronha, são 9 seções com 4 mesas para justificativas de votos.

Além da juíza eleitoral da 4ª ZE juíza Kathya Gomes Veloso, também participaram do treinamento a chefe de cartório Adriana Vieira Paes Bezerra; os servidores Abelardo Dias Coelho, Alexandre Luis Ramos dos Santos,Edleuza Maria dos Santos, José Renê Rimá, Lindalva Fernandes de Oliveira, Mário de Medeiros Neto, Rita de Cássia Areias Pereira, além de 14 servidores públicos convocados como auxiliares de Treinamento.