UFPE de Caruaru empossa Conselho Indígena 

Mário Flávio - 29.03.2015 às 11:59h

 

 Tomou posse na unidade de Caruaru da Universidade Federal de Pernambuco o Conselho Intercultural indígena.  O ato de posse foi conduzido pelo reitor Anísio Brasileiro e pró-reitora Ana Maria Santos Cabral. O Conselho foi criado para acolher as demandas dos povos indígenas para ter um espaço de debate e tomada de decisões, além de servir para a formação de unidades indígenas na UFPE, mas respeitando as especificidades dos povos de Pernambuco. O conselho tem com membros representantes da UFPE dos 12 povos indígenas,  SEDUC, COPIPE, APOIME,  Direção do Campus do Agreste, Coordenação da Licenciatura intercultural indígena e representação estudantil.

De acordo com a professora Ana Maria de Barros a posse é uma ação de reconhecimento da diversidade e do direito dos povos indígenas a uma educação específica e diferenciada.  “A UFPE entra definitivamente na pauta da educação que respeita a diversidade e os direitos humanos dos povos indígenas de Pernambuco”, disse. 

Estão na UFPE hoje os seguintes povos indígenas: Atikum, Entre Serras de Pankararu, Fulniô, Pipipã,  Pankararu,  Pankarà, Truká Tuxá, Xucuru, Kambiwá, Kapinawá e Pankaiwuká.