A UFPE dá início hoje (25) ao ano letivo 2020/2021, que representa a retomada do semestre regular suspenso no dia 16 de março de 2020, devido à pandemia da covid-19.
De acordo com a instituição, as aulas que se iniciam nesta segunda-feira (25) são a continuação do período 2020.1. O primeiro período vai até o dia 30 de abril. Já o segundo período, de 2020.2, vai de 24 de maio a 28 de agosto. O último período do ano, 2021.1, vai de 20 de setembro a 21 de dezembro.
A universidade volta a ofertar as disciplinas dos cursos, o que garante a retomada do semestre regular do ano letivo 2020 e o início do ano letivo 2021.
A Resolução nº 23/2020 da UFPE possibilita que os cursos ofertem, em sua maioria, disciplinas remotas e, de forma excepcional, disciplinas práticas presenciais ou híbridas.
Neste semestre, todos os estudantes vão poder cursar as disciplinas obrigatórias e eletivas ofertadas pelos cursos, de acordo com o Projeto Pedagógico Curricular (PPC) de cada curso, e avançar em seus períodos curriculares. Dessa forma, os estudantes e docentes participarão regularmente do semestre, o que garante a periodicidade da oferta.
A pró-reitora de Graduação, Magna do Carmo Silva, explica as diferenças entre o semestre 2020.3, iniciado em agosto e encerrado em dezembro de 2020, e o 2020.1, que iniciou em março e se encerra em maio deste ano. “O semestre 2020.3 foi um semestre suplementar e tinha como característica a participação de forma opcional por parte dos estudantes, por meio de ofertas pelos cursos de disciplinas remotas. Além disso, os docentes podiam escolher se iriam ou não participar. Tratava-se de um semestre excepcional”.
No semestre 2020.1, a estimativa é de uma oferta regular de disciplinas. A universidade, hoje, tem 30.352 estudantes vinculados aos cursos de graduação presencial. Todos os estudantes vão efetuar a matrícula ou o trancamento do semestre, neste último caso sem ônus.
“As disciplinas ofertadas, de acordo com a Resolução nº 23/2020, pressupõem a retomada do semestre. Quando for uma disciplina nova, a oferta será nova. Em linhas gerais, os cursos vão iniciar as disciplinas observando a configuração de que podem ter estudantes novos nas turmas, pois tivemos um fluxo de estudantes entre os períodos devido à oferta de 2020.3, o que permitiu que os estudantes avançassem em seus períodos”, explica a pró-reitora.
COMPONENTES CURRICULARES
O levantamento da oferta feita pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), no dia 21 deste mês, computa um total de 4.084 componentes curriculares ofertados para o semestre 2020.1. Dentre esses componentes, 324 indicam algum grau de presencialidade (7,93%). Esses componentes foram aprovados pelos colegiados de cursos e pelos conselhos de centros, conforme prevê a Resolução nº 23/2020. Alguns componentes presenciais podem ainda, no entanto, ser alterados para remoto a qualquer momento, de acordo com a decisão dos cursos e/ou centros acadêmicos.
A UFPE oferta neste semestre, 132 disciplinas práticas de forma híbrida, cuja parte teórica será ministrada de forma remota e a parte prática será presencial; e 116 disciplinas que se configuram como práticas profissionais e serão ofertadas de forma presencial, prioritariamente, fora do espaço físico da UFPE. Além disso, serão ofertadas 76 disciplinas práticas 100% presenciais (eletivas e obrigatórias). Todas as atividades presenciais serão realizadas em laboratórios, clínicas e outros espaços externos (hospitais, quadras, espaços livres no campus, dentre outros). Serão observados, segundo a UFPE, os cuidados de biossegurança (distanciamento, uso de máscaras etc.), além de formação de subturmas e rodízio entre os estudantes, dentre outros protocolos.