
A Secretaria de Cultura e a Fundação de Cultura Cidade do Recife terão, temporariamente, mudanças em suas titularidades, a partir desta quinta-feira (9).
Tayza Contagem, Secretária Executiva de Gestão da Secretaria de Cultura, e Edelaine Britto, Gerente Geral Administrativo-Financeira da Fundação de Cultura, responderão, cumulativamente, pela Secretaria de Cultura e pela Fundação de Cultura, respectivamente.
Elas substituem Ricardo Mello, que estava no comando da pasta desde janeiro de 2021, e que vinha também acumulando a função de presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR).
Mello deixa os cargos a pedido. A motivação não foi divulgada. A saída do cargo ocorre uma semana após o prefeito João Campos (PSB) suspender as festas de São João na cidade para deslocar verbas para atingidos pelas chuvas. A medida foi criticada pelo setor cultural, que alega necessidade de apoio no período junino após dois anos parado por causa da pandemia.
Tayza, que integra a equipe desde janeiro de 2021, e Edelaine, que já participava dos quadros da gestão municipal da cultura, vêm atuando na coordenação executiva do Ciclo Junino do Recife.
Tayza Contagem é jornalista de formação com atuação em projetos culturais no audiovisual. Formada em Gestão Financeira, Edelaine Britto acumula 20 anos de carreira na gestão pública municipal, tendo ocupado diferentes cargos nas secretarias de Educação, Esporte e Lazer e na Fundação de Cultura.