A convenção do MDB estadual no último sábado (6) ratificou a liderança do deputado federal Raul Henry no comando do partido. Ele foi reconduzido por unanimidade ao comando da legenda e teve rasgados elogios do senador Fernando Bezerra Coelho, com quem travou em 2018 uma briga interna pelo comando da sigla.
No entanto, desde o fim do pleito passado que FBC não quis mais confusão e não apenas se aproximou de Jarbas e Raul, como parou de criticar o governador Paulo Câmara, já que o MDB é da base do socialista.
Essa unidade pode render não apenas uma nova candidatura de Tony ao Palácio Jaime Nejaim, mas garantir a ele uma das prioridades do partido em Pernambuco. Gel espera por isso para tentar entrar numa nova disputa. Ele não quer apenas o apoio, mas condições e principalmente estrutura financeira para entrar na disputa.
E numa análise rápida entre as grandes cidades de Pernambuco, talvez Caruaru seja a que o partido teria chances reais de vitória. No Recife o MDB não terá candidato e vai apoiar o nome do PSB para tentar a sucessão de Geraldo Júlio, que provavelmente deve ser o do deputado federal João Campos. Em Petrolina, devido à influência de FBC, o MDB deve migrar para a base do prefeito Miguel Coelho e até ele mesmo pode se filiar a legenda e disputar a reeleição pelo partido.
Já em cidades como Garanhuns, Jaboatão e Serra Talhada, o MDB não teria nomes fortes para entrar na disputa pela prefeitura. Ou seja, se Tony já tinha o apoio de Raul e Jarbas e foi consolidado também o de FBC, resta agora os demais convencerem ele e garantirem condições para o ex-prefeito entrar na disputa. A conferir.