Zanin tem o aval de Lula nas votações

Mário Flávio - 03.09.2023 às 09:31h

O ministro Cristiano Zanin, 47 anos, completa neste domingo (3.set.2023) 1 mês de mandato no STF sob críticas do PT e elogios de congressistas de oposição ao governo. Mas se engana quem acha que as decisões do ministro não têm o aval do presidente Lula. Mais na frente ele pode enfrentar autuações parecidas e ter que votar a favor de aliados de Lula, por isso, teria que já ir adiantando algumas posições.

Os votos polêmicos
O advogado de Lula nos inquéritos da operação Lava Jato foi responsável pela anulação de processos que permitiram a participação do atual presidente na corrida pelo Palácio do Planalto em 2022.

A estreia foi no plenário físico do Supremo Tribunal Federal foi no julgamento sobre a criação do juiz de garantias. Zanin entendeu que a implementação do dispositivo deve ser obrigatória e acolheu o entendimento colocado por Dias Toffoli.

O ex-advogado de Lula voltou a ser criticado depois do seu voto contrário à descriminalização do porte pessoal de drogas. Zanin defendeu que eventual mudança na Lei de Drogas poderia agravar o problema de saúde pública e ainda “colocar em risco a vida do próprio usuário”.

As críticas ao último indicado de Lula ao Supremo continuaram após o julgamento do porte pessoal de drogas. Motivo: ele votou contra o recebimento de uma ação protocolada pela Apib (Articulação dos Povos Indígenas) que indica a prática de violência policial contra indígenas no Mato Grosso do Sul.

Sem citar o nome de Cristiano Zanin, o PT de Lula fez uma crítica velada ao ministro na 4ª feira (30.ago) ao divulgar resolução do Diretório Nacional do partido. Zanin tomou 349 decisões monocráticas e colegiadas em 1 mês no Supremo.

São Paulo – O advogado Cristiano Zanin Martins entregou o passaporte do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Superintendência Regional da Polícia Federal, região oeste (Rovena Rosa/Agência Brasil)