O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT), afirmou, nesta terça-feira (14), que o Novo Bolsa Família deve ser entregue pelo Ministério do Desenvolvimento Social ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na próxima semana.
Um acordo foi assinado pelos ministérios envolvidos com o novo formato do programa de transferência de renda no qual se comprometem com a melhoria do Cadastro Único, por meio do qual os beneficiários recebem o recurso.
Segundo o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, o acordo é importante para destravar o cadastro, além de permitir a reformulação do CadÚnico e garantir o pagamento do benefício para as famílias de baixa renda.
“É possível a gente ter essa condição de atualização do Cadastro Único e garantir o direito a quem tem esse direito e lhe foi negado neste período. E ainda a garantia de que outras pessoas poderão, agora, ter acesso. Mas também tirar pessoas que estão, hoje, recebendo sem preencher os requisitos”, disse o ministro.
De acordo com Wellington Dias, a proposta do Novo Bolsa Família já foi finalizada e deve ser encaminhada a outros ministérios para validação.
“Ela sai desse modelo que se paga um valor só independente do tamanho da família e volta a ter esse olhar para famílias que têm crianças, volta a ter um compromisso com a contrapartida, de crianças e adolescentes frequentando as escolas, com vacinação, acompanhamento da gestante, ou seja, é mais do que uma transferência de renda. Na verdade, a partir do Cadastro Único novo e eficiente, a gente vai chegar a quem verdadeiramente precisa”, disse o ministro.
O programa deverá ser retomado por meio de uma medida provisória.